A Liberdade de Expressão Não Pode Sobrepujar o Princípio da Dignidade Humana

By 9 de agosto de 2023Notícias

Clayton Reis, Nei Calderon

Resumo

Objetivo: avaliar a delimitação do exercício da liberdade de expressão em face da tutela da dignidade da pessoa humana, à luz das garantias estabelecidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 198,8 para avaliar a possibilidade de tipificação específica para os delitos de ódio de caráter religioso. Avalia-se, também, a possibilidade de tipificação penal de condutas que agridam a dignidade da pessoa humana, em especial mediante a agressão à religião e a símbolos de fé, de forma a tutelar o trato com o sagrado e a crença humana no Divino e a sua simbologia.

Metodologia: a metodologia utilizada na presente pesquisa é dedutiva; utiliza-se uma pesquisa de procedimento qualitativo, por meio da análise bibliográfica, mediante a leitura de obras e artigos científicos; e também documental, por meio da leitura de textos legais constitucionais e infraconstitucionais e também de jurisprudência sobre o tema da liberdade de expressão.

Resultados: a liberdade de expressão não pode servir de argumento para manifestações que agridam o Direito e a dignidade de outros, de maneira que discursos de ódio não podem ter por fundamento a liberdade de expressão. A religião, a fé, o culto e os símbolos estão presentes na humanidade desde a Antiguidade, com muita importância, e norteiam hábitos e condutas, princípios e valores, mediante a sua representação e o culto a símbolos. O direito ao exercício da fé e à liberdade religiosa devem ser tutelados por estarem na órbita da dignidade da pessoa humana. A tutela deve ser efetiva e, para tanto, propõe-se a tipificação de delitos contra a liberdade religiosa que detalhem condutas de forma objetiva e prevejam penas ligadas à restrição da liberdade e de direitos, bem como a prestação de serviços e multa, de forma cumulativa, em favor das entidades religiosas envolvidas.

Contribuições:  o presente estudo traz como contribuição esclarecimentos e a discussão de um tema atual, ligado à dignidade da pessoa humana.

 

Palavras-chave

Liberdade de expressão; Dignidade humana; Respeito pelo sagrado; Equilíbrio ético.

Referências

ANDRADE, André Gustavo Corrêa de. O princípio fundamental da dignidade humana e sua concretização judicial. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, 2003.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. São Paulo: Editora Manole, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

BRASIL. Lei nº. 7.716, de 5 de janeiro de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial União, 6 de janeiro de 06.01.2015.

BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? Algumas observações sobre o direito alemão e o americano. Direito Público, Porto Alegre, ano 4, n.15, jan/mar 2007.

ESPÍNDOLA, Ruy Samuel. Conceitos de princípios constitucionais: para uma formulação dogmática constitucionalmente adequada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. EMBAIXADA. Liberdade de Expressão. Disponível em: http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/speech.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.

FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS. O que significa a liberdade de expressão que a lei portuguesa consagra quais são os seus limites. Disponível em https://www.direitosedeveres.pt/q/constituicao-politica-e-sociedade/liberdade-de-expressao/o-que-significa-a-liberdade-de-expressao-que-a-lei-portuguesa-consagra-quais-sao-os-seus-limites. Acesso em: 21 jul. 2021.

GLOBO. Um ano após massacre do Charlie Hebdo França se mostra dividida. Disponível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/um-ano-apos-massacre-do-charlie-hebdo-franca-se-mostra-dividida.html. Acesso em: 21 jul. 2021.

GRECO, Marco Aurelio. Notas sobre o princípio da moralidade – uma abordagem apoiada no elemento alteridade. Rede – Revista Eletrônica de Direito do Estado, n. 38, abr./mai./jun. 2014. Salvador, Brasil.

JORNAL DO COMÉRCIO. Justiça determina retirada do ar de especial de Natal do Porta dos Fundos. Disponível em https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/geral/2020/01/720064-justica-determina-retirada-do-ar-de-especial-de-natal-do-porta-dos-fundos.html. Acesso em: 21 jul. 2021.

MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. Liberdade de expressão e discurso do ódio. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 33. ed. São Paulo. Atlas, 2017.

OHCHR. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/udhr/documents/udhr_translations/por.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e do direito constitucional internacional. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. 11. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986.

REDE TVT. Liberdade de expressão: para todos? Disponível em: http://www.tvt.org.br/forum/liberdade-de-expressao-para-todos. Acesso em: 21 jul. 2021.

SARLET, Ingo. W. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SARMENTO, Daniel. A liberdade de expressão e o problema do hate speech. Revista de Direito do Estado, Rio de Janeiro, ano 1, nº 4, out/dez 2006.

SIGNIFICADOS. Liberdade de Expressão. Disponível em: https://www.significados.com.br/liberdade-de-expressao/. Acesso em: 21 jul. 2021.

SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

SILVA, Virgílio Afonso da. Direitos fundamentais: conteúdo essencial, restrições e eficácia. São Paulo: Malheiros, 2009.

SOUZA, Ana Paula Lemes de. Dignidade humana através do espelho: o novo totem contemporâneo. In: (orgs.) TRINDADE, André Karam Trindade (Org.); SOARES, Astreia Soares (Org.); GALUPPO, Marcelo Campos Gallupo (Org.). Direito, arte e literatura: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. Belo Horizonte: CONPEDI, 2015. Revista de Direito, Arte e Literatura, v. 1, n. 1, jan./dez. 2015.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 18. ed. São Paulo. Saraiva, 2020.

UNESCO. Freedom expression in Brazil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/freedom-expression-brazil. Acesso em: 21 jul. 2021.

UNIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS. Freedom of expression. Disponível em: https://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/videos/freedom-of-expression.html. Acesso em: 21 jul. 2021.

WIKIPEDIA. Massacre do Charlie Hebdo. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_do_Charlie_Hebdo. Acesso em: 21 jul. 2021.

Confira o artigo na íntegra clicando aqui: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/percurso/article/view/6408